O Paraná tem um dos melhores sistemas de monitoramento da ferrugem-asiática da soja do país: o Alerta Ferrugem. Até a presente data, o IDR-Paraná possui 85 coletores de esporos espalhados pelo Estado, dos quais 7 estão na região de Laranjeiras do Sul, e um deles está no município de Porto Barreiro, na localidade Pinhal Velho.
O eng. agrônomo Thiago R. Bobato explica que o equipamento capta os primeiros esporos a chegarem na região, que são identificados pelo leiturista e lançados prontamente no seguinte site: https://idr.mapas.pr.gov.br/ferrugem
É uma ferramenta interessante para técnicos e produtores definirem o melhor momento para fazer a primeira aplicação de fungicida com foco na ferrugem. Assim, há a possibilidade de economizar uma ou mais aplicações ou, ao menos, posicionar o produto correto no momento correto para esta doença, que é a mais agressiva para a soja.
O IDR-Paraná possui escritório local em Porto Barreiro, e trabalha em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente do município.