Na semana de 26 à 31 de janeiro, foi realizada a pulverização do inseticida FLUDORA FUSION, um produto a base de neonicotinoide e piretróides (Clotianidina e Deltametrina).
A ação contemplou todos os prédios públicos do município (sede e Porto Santana) incluindo escolas municipais e estaduais, creche, prefeitura, unidades de saúde, pátio de máquinas, especialmente aqueles com maior circulação de pessoas e potenciais locais de pouso do Aedes.
O método utilizado foi o BRI (borrifação residual intradomiciliar), que consiste na aplicação do inseticida nas paredes dos imóveis, com essa estratégia, procura-se reduzir o contato vetor-vírus-humano por meio de uma barreira química que age afastando os mosquitos e eliminando os que pousarem sobre o local onde foi realizado aplicação.
Nos estudos realizados esse método se mostra eficaz, pois o produto fica na parede por alguns meses, aumentando assim o controle efetivo por um período prolongado. Apesar da eficácia do método, salientamos que a principal forma de acabar com a DENGUE é eliminando os focos do mosquito.
Pedimos que a população fique atenta e verifique seu terreno descartando objetos e materiais que acumulem água, assim como informar à Vigilância possíveis focos. Dengue pode matar!